Estudar programação do jeito certo é sem dúvidas uma das melhores formas e maneiras de sair na frente de todos aqueles que começam de qualquer jeito, portanto, nesse artigo eu resolvi separar uma forma que eu fiz e que deu muito certo não só comigo, mas com várias pessoas que colocaram em prática.
Afinal de contas, são diversas formas de iniciar, porém, algumas não irão te dar resultados á curto prazo. E outras estratégias costumam te mostrar resultados satisfatórios e rápidos, lhe dando mais energia e foco em continuar aprendendo.
Nesse artigo, vou te passar todo o meu cronograma de estudos que utilizei quando eu comecei a realizar pequenos projetos. No meu caso, o foco foi total no front-end, mas caso queira ser um full stack, fique tranquilo que esse esquema funciona para qualquer tipo de linguagem ou área da programação.
Guia de conteúdo
- Qual a vantagem em continuar aprendendo programação?
- Determinar bem o seu interesse em uma área específica
- A hora de determinar qual a linguagem de programação focar
- E agora? Por onde começar a estudar programação?
- Como aprender programação rápido e sozinho?
- Como praticar programação?
- O que eu preciso para começar a estudar programação em 2023?
- Conclusão sobre como estudar programação em 2023 e se tornar um programador
Qual a vantagem em continuar aprendendo programação?
Se você pensa que a programação é um bom caminho para ser um profissional muito bem pago e apaixonado pelo que faz, você está completamente correto.
- Se tornar um empreendedor: Por mais que algumas empresas pagam bem, no entanto, muitos programadores preferem se tornar empreendedores, não é atoa que todos os anos surgem novas startup ou aplicativos que revolucionam o mercado de forma geral. Tudo isso para terem mais liberdade, trabalhar de forma remota e encher a sua conta bancária;
- Qualquer pessoa consegue aprender: Sim, não se ache burro de forma alguma, a programação é uma área para todas as idades, não importa se você é novo ou velho, vai sempre existir uma vaga para você, a área é tão incrível que o único objetivo é criar soluções e resolver problemas.
- Ótimos salários: Sim, realmente no Brasil fica difícil ganhar um bom salário, mas você sabia que ao aprender programação você consegue trabalhar de forma remota e ganhar em outras moedas? Pois é, basta converter por 5x ou 7x e você estará recebendo um ótimo salário. Porém, caso queira, existem empresas no Brasil que pagam até 10 mil reais por mês para programadores capacitados;
- Uma grande quantidade de vagas: É bem comum empresas reclamarem da falta de mão de obra no mercado da programação, afinal, os melhores profissionais já estão em uma empresa e não querem sair para outra sem receber um aumento. Saber programação pode ser um bom diferencial para você conquistar uma vaga e ingressar no mercado ganhando bem.
- Nômade Digital: Sem dúvidas podemos afirmar que os programadores foram os pioneiros no que chamamos “nômade digital” que é simplesmente um profissional onde tem a capacidade e facilidade de realizar seu trabalho em qualquer parte do mundo, precisando apenas de um computador com acesso à internet.
Determinar bem o seu interesse em uma área específica
A primeira coisa é determinar bem qual é o seu interesse na programação, se é criar programas, desenvolver sites, banco de dados, jogos, etc.
Escolher bem o interesse vai de grande entendimento em todo o seu processo a seguir, sendo assim, todo o seu investimento material e tempo será apenas nele.
As duas principais áreas da programação é o back-end e o front-end, mas ae você deve tá se perguntando, qual a diferença entre eles?
Então:
- Back-end: É o profissional responsável em cuidar e desenvolver todo um projeto por trás de um site, programa, jogo, etc. Ou seja, tudo aquilo que o cliente não vê.
- Front-end: O profissional ficará responsável em desenvolver tudo que o cliente visualiza em um site, programa, jogo. Sendo assim, tudo que é visível ao cliente.
Tudo isso se encaixa perfeitamente no desenvolvimento mobile ou desenvolvimento de games.
Inclusive, já citei aqui no blog alguns artigos falando exclusivamente sobre o desenvolvimento mobile e seus aplicativos famosos.
Caso tenha interesse em aprender a desenvolver aplicativos, te recomendo que leia esse artigo.
Desenvolvedor full stack é extremamente visível no mercado
Um profissional realmente muito visível no mercado da programação é o desenvolvedor full stack.
Ou seja, ele é o profissional que entende tanto do back-end quanto do front-end, sendo um profissional completo para qualquer empresa.
Além disso, o salário de um desenvolvedor full stack, ultrapassa facilmente 12.000,00 R$ no Brasil, no exterior chega a ser cerca de 6 mil dólares.
A hora de determinar qual a linguagem de programação focar
Agora que você entendeu bem a diferença de cada área e o que cada profissional faz no mercado de programação.
É o momento ideal de escolher bem qual a linguagem de programação começar a estudar.
No entanto, esse ainda consegue ser um ponto extremamente difícil para quem deseja iniciar os seus estudos na programação.
Afinal, são tantas linguagens de programação que deixa qualquer um confuso.
Sendo assim, decidi separar as principais linguagens utilizadas no back-end.
Linguagens de programação para o desenvolvedor back-end
Imaginando que você escolheu estudar para se tornar futuramente um programador back-end, você vai ter que se aprofundar em alguns conceitos em servidores, banco de dados, api, escalabilidade e segurança.
Pois, tudo isso fica na responsabilidade de todos os profissionais back-end.
No entanto, as principais linguagens para esse profissional são:
- HTML e CSS: É recomendável o conhecimento prévio em HTML e CSS para se aventurar no universo back-end;
- Python: Sem dúvidas uma das mais simples de se aprender e utilizar no dia-a-dia, além de ter uma das maiores comunidades e ser uma linguagem extremamente popular na área de desenvolvimento;
- Ruby: Um tipo de linguagem de programação orientada á objetos, tendo suporte para Windows, MAC e Linux.
- PHP: Sem dúvidas com o Python ela se consagra tendo também uma das maiores comunidades do mercado back-end;
- C#: Desenvolvida pela Microsoft, o C# é muito utilizado em construção de jogos através da Unity, construção de aplicativos Windows, telefones e celulares;
- Java: Muito utilizada em grandes empresas e corporações ao redor do mundo, além de ser uma das principais a serem utilizadas em aplicativos Android./C
É claro que além dessa existem várias outras, como o Node.JS, C/C++, Swift, Matlab, etc.
Linguagens de programação para o desenvolvedor front-end
Agora vamos focar nas principais linguagens de programação exclusivas para os desenvolvedores front-end.
Que querem trabalhar no desenvolvimento visual de todas as aplicações e desenvolvimento web para sites, landing pages, página de captura, etc.
- HTML e CSS: Por mais que não seja uma linguagem de programação e sim de marcação, o HTML e CSS é o alicerce e suporte de todas as páginas web, sendo assim, o primeiro passo que você tem que fazer é entender bem como funciona eles e em seguida desfrutar de todas as outras linguagens.
- Javascript: Sem dúvidas é a linguagem dominante de todo o mercado web, por ser gigantesca, fica de fácil aprendizado entender bem como ela funciona e aprender a cada dia se baseando na sua comunidade;
- React Native: Também é utilizada em alguns projetos front-end inclusive no desenvolvimento mobile;
- Vue.JS: É uma linguagem focada exclusivamente na camada visual e com uma boa facilidade de ser integrada á outras bibliotecas ou projetos já existentes;
- Angular: Um framework bem interessante que utiliza HTML e Typescript para assim como o Vue.JS, desenvolver o front-end de aplicações web, desktop e mobile.
Foco em desenvolvimento mobile
Aqui se torna um pouco diferente, afinal de contas, existem dois grandes sistemas para aplicativos mobile.
O Android e iOS, sendo assim, você deve escolher para qual sistema deseja desenvolver seus aplicativos e focar exclusivamente em uma linguagem.
Nesse caso, caso queira criar aplicativos para o sistema Android, você vai ter que aprender o Kotlin.
Para sistemas iOS, é o Swift.
Porém, como tudo na programação é a busca incansável em resolver problemas.
Você pode se tornar um desenvolvedor híbrido, que nada mais é, com um único código desenvolver aplicativo para ambos sistemas.
Através do React Native ou Flutter.
Ficando assim mais acessível e melhor para quem deseja iniciar no mercado de aplicativo.
Analisar o mercado de trabalho com foco na linguagem
Outro ponto importante, é analisar bem como se encontra o mercado de trabalho baseado na sua linguagem de programação.
Como, por exemplo, hoje em 2023, muitas empresas estão em busca de profissionais capacitados em linguagens que dão oportunidades em desenvolver aplicativos.
Portanto, caso goste de criar aplicativos, essa é uma boa hora para você aprender, praticar, desenvolver e aplicar para uma vaga de emprego.
E agora? Por onde começar a estudar programação?
Com certeza, a melhor forma e maneira de começar a estudar é através de cursos online.
Seja ele gratuito ou pago, ou se preferir, pode começar a montar sua base de conhecimento através do Youtube.
Onde lá, se concentra uma gigantesca quantidade de canais que falam sobre diversos assuntos envolvendo a programação.
Em um artigo recente, eu citei os melhores cursos para você adquirir em 2023 e começar a estudar programação.
No link abaixo, eu até criei um artigo citando alguns dos melhores e principais canais do Youtube sobre programação.
Assim como em qualquer início de aprendizado, a melhor forma de aprender qualquer assunto e se especializar profundamente nele, é investir em conhecimento.
Sendo assim, no exato momento em que você adquire um treinamento na internet, você está evitando cometer erros graves que poderiam te prejudicar no futuro.
Portanto, aprender com professores que já chegaram onde você quer chegar, é e continua sendo a melhor maneira de aprender um assunto complexo.
Além de ter a oportunidade de tirar todas as dúvidas e fazer novas amizades com os alunos no treinamento.
Hoje em dia, muitos cursos possuem comunidades, onde nelas estão concentradas pessoas que tem o mesmo objetivo que o seu.
E diariamente vivem compartilhando experiências e se ajudando em dúvidas que ocorrem na comunidade.
É necessário investir em treinamento?
Se no exato momento em que você estiver lendo artigo e tem condições claras de adquirir um treinamento.
Sem dúvidas essa será o seu melhor início, afinal, vai evitar cometer diversos erros no caminho.
O único defeito de aprender programação sozinho e de forma gratuita, é que todos os conteúdos são misturados.
E isso pode interferir diretamente no seu aprendizado.
Sendo assim, em qualquer curso, os professores buscam adicionar um passo-a-passo ideal para você aprender da forma correta e eficaz.
Além de ter exercícios que irão te auxiliar a resolver problemas reais e mostrar que você está preparado para o mercado de programação.
Outro ponto e bastante citado por quem aprende com conteúdo gratuito.
É que eles são limitados, ou seja, não se aprofundam no assunto, dificultando o entendimento real do que está sendo ensinado.
Precisa de faculdade para se tornar um programador?
Esse é um assunto onde gera até hoje muita polêmica.
Mas respondendo à pergunta:
Para se tornar um programador e começar a ganhar dinheiro, não é necessário ter faculdade ou está cursando uma.
A programação é uma das poucas áreas onde é necessário ter faculdade para ganhar dinheiro.
Afinal de contas, o papel da programação é resolver problemas e criar soluções que atinjam a maior quantidade de pessoas possíveis.
Sendo assim, é uma área extremamente ideal para pessoas que gostam e sentem tesão em solucionar problemas.
No entanto, algumas empresas de tecnologia só realizam recrutamento com profissionais formados ou cursando faculdade.
Ou seja, existem dois tipos de empresas.
- As que pedem faculdade;
- As que não pedem faculdade.
Vá naquela que você achar melhor.
Como aprender programação rápido e sozinho?
Sabe quando estamos aprendendo inglês e a maioria dos professores fala para entrarmos em uma “imersão”?
Pois, é meus amigos, na programação é a mesma coisa.
É preciso mergulhar nos estudos e ter um foco absurdo na linguagem e área que você buscou aprender.
Foi dessa forma que eu aprendi a desenvolver sites e resolver alguns problemas que fui encontrando no meio do caminho.
Por mais que meus sites eram simples e o meu foco era apenas no front-end, eu tive bons resultados e até hoje aprendo com eles.
Assim como aprender um idioma, a prática constante e diária é uma ótima forma de se manter sempre atualizado.
- Estude o código de algum site;
- Peça ajuda de pessoas próximas que entendam;
- Procure por recursos na internet;
- Busque sempre aprender com vídeos no Youtube;
- Crie um projeto simples e treine nele todos os seus conhecimentos;
- Aprenda fazendo, ou seja, replique todas as aulas do curso ou vídeo que você esteja assistindo.
Como praticar programação?
A melhor forma de praticar programação é simplesmente fazendo todos os exercícios e projetos do curso.
É a única e principal maneira de aprender algo, porém, poucas pessoas e alunos de cursos realizam essa tarefa.
Foi por esse motivo que eu recentemente decidir criar um vídeo onde eu mostro o meu método de estudo e prática na programação.
O que eu preciso para começar a estudar programação em 2023?
Muita força de vontade e foco em buscar sempre aprender a resolver problemas e criar soluções no futuro.
Por mais que seja estressante no início e meio do caminho, a programação é uma área de constante crescimento.
Ainda mais nos dias de hoje, onde tudo é conectado e incansavelmente aparece novas tecnologias e ideias genias ao redor do mundo.
Criar um programa e ver alguém utilizando ele e se dando super bem, é a vontade de todos os futuros programadores e desenvolvedores web.
A programação não é apenas criar um código, e sim, desenvolver algo que pode mudar o mundo.
Conclusão sobre como estudar programação em 2023 e se tornar um programador
Nesse artigo eu busquei selecionar de forma simples e básica um passo-a-passo de tudo que eu fiz desde quando comecei a estudar e praticar na área.
Apesar do meu foco ter sido apenas no front-end, creio que todas elas irão te ajudar a ter uma noção e ideia de como começar.
Portanto, espero que realmente esse artigo tenha te ajudado em algo.
Começar a estudar programação em 2023 ou nos próximos dias, semanas e anos, pode ser sem dúvida uma ótima decisão.
Contudo, é necessário gostar do processo e sempre estar disposto a investir em conhecimento.
Saber e entender bem todos esses conceitos de como começar a estudar programação e praticar ela, será de extrema importância.
[…] Como Começar A Estudar Programação Do Jeito Certo. […]