
Entenda como funciona e como conseguir experiência na programação sendo um programador voluntário, trabalhando de graça para uma instituição americana com o intuito apenas de adquirir experiência na área e aumentar as chances de ser contratado em definitivo por outras empresas.
Sim, é exatamente essa forma que muitos programadores iniciantes estão conseguindo adquirir experiência antes de ingressarem no mercado de trabalho.
Afinal, muitas empresas estão correndo de profissionais que ainda não tem nenhum tipo de experiência na área. Com esse grande aumento por parte delas, programadores iniciantes tiveram que recorrer aos trabalhos voluntariados.
Portanto, nesse artigo você saberá exatamente como que faz para encontrar vagas de voluntários no exterior, enviar o seu curriculum e como aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista.
Guia de conteúdo
- Sendo Um Programador Voluntário No Exterior
- Trabalhar de Voluntário No Brasil
- Nível de Conhecimento Para Ser Um Programador Voluntariado No Exterior
- Conhecimento Em Inglês Para Trabalhar de Voluntário Nos Estados Unidos
- Como Encontrar e Conseguir Vagas de Trabalho Voluntário No Exterior?
- Quantas Horas Dedicada de Trabalho Voluntário No Exterior?
- Conclusão Final Sobre Trabalhar de Voluntário No Exterior Sendo Um Programador
Sendo Um Programador Voluntário No Exterior

Recentemente eu assisti este vídeo abaixo onde o Robson contou como foi que ele fez para conseguir a sua primeira experiência na área da programação.
A surpresa do vídeo é que ele simplesmente disse que a sua primeira experiência profissional como programador foi de trabalhar de graça sendo voluntário em uma instituição dos Estados Unidos e trabalhando direto da sua casa.
É claro que isso pega muita gente de surpresa, afinal, trabalhar de graça é algo incomum para muitos brasileiros.
O que você não sabe, é que lá no exterior isso é completamente normal, principalmente para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e encontra portas fechadas na maioria das empresas. Muitas delas pedem que o candidato tenha no mínimo experiência, seja de serviço ou de conhecimento prático na área.
Além de desanimar muitos candidatos, eles se veem tendo que adquirir experiência sendo voluntário naquela determinada área que ele deseja trabalhar.
Em geral, no exterior, muitas das grandes empresas tem programas de incentivos em Ong’s parceiras, dando assim, a oportunidade a qualquer pessoa que queira participar.
Trabalhar de Voluntário No Brasil

No Brasil isso é aceito, porém, muitas empresas evitam abrir vagas de voluntários por conta da nossa lei trabalhista ser muitas das vezes contra os empresários.
Ou até mesmo de alguém se aproveitar da situação e entrar com um processo judicial. Na área da programação chega a ser algo mais sério ainda.
A lei de trabalho voluntário no Brasil estabelece ações como:
- Objetivos científicos.
- Recreativos.
- Culturais.
- Cívicos.
- Educacionais.
- Assistenciais.
Como sabemos, a programação entraria fácil, fácil em qualquer uma dessas ações, no entanto, como eu disse anteriormente, empresas tech’s não querem se meter nisso por enquanto.
Fora que é algo extremamente burocrático e cheio de dificuldades no caminho. Sabemos muitos bem como funcionam as coisas aqui no Brasil.
Nível de Conhecimento Para Ser Um Programador Voluntariado No Exterior
De fato, muitos chegaram a perguntar ao Robson qual era o nível de conhecimento que ele tinha quando resolveu se candidatar para a vaga de voluntariado no Linkedin.
A resposta foi curta e grossa, ele disse que o nível de conhecimento era bem básico, mas sabendo fazer estilização, integração com API, etc.
Ou seja, nada de avançado.
No entanto, se você quer aprender programação com cursos que irão sim te ensinar do jeito certo, recomendo o artigo abaixo:
Isso mostra que realmente conseguir uma vaga de voluntário como programador é mais fácil do que a gente imagina, pelo simples fato deles não exigirem que você seja um expert no assunto e entendendo que o seu único interesse é ajudar para adquirir experiência.
Caso esteja iniciando ou perdido de como estudar programação ou alguma linguagem de programação específica, recomendo o vídeo abaixo.
Trabalho Voluntário de Front-End
Sabemos da dificuldade que é encontrar uma vaga de front-end em qualquer empresa, afinal, elas são as mais concorridas, isso também se encaixa nas vagas de trabalho para quem deseja se candidatar em algumas vagas de front-end como voluntário no exterior, precisamente nos Estados Unidos.
Portanto, o que eles pedem e que te da uma larga vantagem, é ter um portfólio.
Lembre-se, ser um voluntário e se candidatar em vagas na área da programação, muitas das vezes é para suprir uma necessidade que aquela organização precisa para o melhor andamento dos projetos. Não é atoa, que todos que divulgam as vagas são de certas formas exigentes com o candidato, eles querem realmente pessoas que andem lado-a-lado em busca de uma solução que seja benéfica para ambos.

Caso queira conferir, esta é a vaga da foto.
Trabalho Voluntário Para Programadores Back-End
Também tem bastante vagas para programadores back-end que desejam adquirir experiência sendo um voluntário no exterior.
A maioria das vagas pedem conhecimento em PHP e Python.

- Vaga para PHP Web Developer.
- Vaga para PHP Software Developer.
Conhecimento Em Inglês Para Trabalhar de Voluntário Nos Estados Unidos

Outro fato dito pelo Robson, é no nível de inglês, afinal, se ele está se candidatando para ser um programador voluntário, é necessário ter no mínimo o conhecimento básico da língua.
E foi também o que ele citou, assim como na programação, o nível de inglês dele era básico mas conseguia facilmente falar, entender e conversar com o entrevistador.
Isso deu largas vantagens para ele ter passado na entrevista com o CEO da instituição.
Já falei inclusive aqui no Blog sobre a importância em entender inglês e como ele pode abrir portas.
- 3 formas de aprender inglês e programação ao mesmo tempo;
- Inglês para programadores e o melhor método de estudo;
- Podcasts em inglês para programadores e desenvolvedores.
Vai acontecer em breve a Semana do Inglês Para Devs, ou seja, uma semana dedicada para programadores que queiram aprender inglês.
Se você quiser participar, é de graça e basta se inscrever no link abaixo e participar.
Como Encontrar e Conseguir Vagas de Trabalho Voluntário No Exterior?
Agora vou te mostrar como é que você vai fazer para encontrar e se candidatar para ser um programador ou desenvolvedor voluntário no exterior.
1. Ter uma conta cadastrada no Linkedin

Sim, será através do Linkedin que você irá encontrar a grande maioria de vagas de empregos voluntários nos Estados Unidos ou na Europa.
Além disso, ela também é considerada a melhor plataforma de trabalho voluntário do mundo, pois muitas ong’s e instituições de várias áreas constumam usar o Linkedin para divulgar vagas de serviços voluntários.
Para fazer a sua conta é fácil, basta acessar o site e realizar o cadastro do seu perfil, faça se possível um bom perfil com informações verdadeiras e que chamem a atenção do recrutador.
2. Realizar a busca através dos filtros do Linkedin
Logo após ter feito o cadastro, seguindo a imagem abaixo você irá digitar em inglês a área em que deseja encontrar vagas de voluntários e ao lado digite o país em que deseja encontrar essas vagas.

3. Filtrar pelo tipo de vaga
Logo em seguida, alí no campo de “Tipo de Vaga” você clica e seleciona “Voluntário“, depois em “Exibir Resultados“.

4. Todos os resultados serão exibidos
Logo após realizar a consulta, todos os resultados vão ser exibidos no canto esquerdo da sua tela, o importante é prestar atenção no tipo de vaga, se ela é presencial ou remota.
Se for remota, você tem grandes chances de conseguir, afinal, poderá trabalhar de qualquer local sem a necessidade de ir até os Estados Unidos.
Porém, se for presencial, o impedimento é maior, no entanto, Robson disse que o recomendado é você entrar em contato diretamente com a pessoa que postou a vaga e perguntar se tem chances de conseguir remotamente.
Foi dessa maneira que ele conseguiu a vaga.

5. Clique naquela que é realmente a sua área e que você deseja adquirir experiência
Basta escolher qual a vaga que você decidiu e que deseja se candidatar, leia com atenção todos os requisitos e o que você fará se for realmente chamado.

Quantas Horas Dedicada de Trabalho Voluntário No Exterior?

Assim como em qualquer outro trabalho, seja ele voluntário ou pago, é necessário estipular o tempo mínimo que esse serviço pede e que o candidato deverá cumprir.
Sendo assim, na grande maioria das vagas que eu analisei antes de escrever esse artigo, eles pedem que no mínimo você dedique 3 horas por semana para realizar o que a vaga pede.
No entanto, dependendo do tipo de vaga, essa quantidade mínima de horas costuma ser maior.

Portanto, caso queira trabalhar sendo um programador voluntário no exterior e obter experiência na área, terá que separar um tempo mínimo de até 1 á 2 horas de trabalho voluntário por dia, dependendo é claro do que a vaga pede.
Conclusão Final Sobre Trabalhar de Voluntário No Exterior Sendo Um Programador
Realmente o que o Robson fez foi algo completamente fora da curva e da bolha dos desenvolvedores web.
Quando eu vi esse vídeo achei muito interessante e admirei demais a força de vontade do Robson e como ele superou todas as dificuldades encontradas no meio do caminho.
Parabenizo o Robson e peço também para que vocês acessem e se inscreva-se no canal dele. Com certeza ele tem muito conteúdo para entregar e nos ajudar nessa caminhada da programação e primeira experiência na área dev.