Web Stories Google: saiba o que é e como fazer corretamente

O Web Stories do Google mostra que eles estão sempre preocupados em passar para os seus usuários uma boa experiência, melhor ainda quando essa experiência é a entrega rápida de uma resposta ou um conteúdo, principalmente para quem busca um conteúdo resumido, mas, ao mesmo tempo que ajude a tirar suas dúvidas.

Então eles decidiram não apenas inovar, mas aproveitar o hype dos famosos “conteúdos rápidos” que são os stories.

Seja ele no Instagram, Facebook, TikTok, etc. Todos eles já estão consolidados.

Portanto, nesse artigo você vai aprender passo-a-passo a como fazer webstories do jeito certo, que funciona, que dá resultados e do jeitinho que o Google ama.

 

Guia do Conteúdo

O que é o Web Stories do Google e para que serve?

jovens assistindo um story do google

Web Stories do Google é um formato lançado recentemente que busca passar um conteúdo resumido e interativo para visitantes que querem encontrar uma informação rápida, intuitiva e eficaz. Assim como boa parte dos usuários, o Webstories costuma aparecer geralmente para pessoas que estão navegando na internet através de um smarthphone.

Muito parecido com os stories do Instagram e Facebook, o webstories ele tem diversos formatos de conteúdo, seja ele apenas um texto, imagem ou vídeo, isso fica a critério do criador de conteúdo de escolher a estratégia eficaz para o seu negócio.

 

Como começar a ver um Web Stories?

Para começar a encontrar conteúdos em web stories no seu aparelho, você precisa acessar o aplicativo próprio do Google e entrar na aba de Discover, automaticamente o algoritmo irá começar a te mostrar noticias que talvez possam ser do seu interesse, isso é claro, conforme o seu uso e comportamento de pesquisa.

Vai rolando a tela para baixo e os web stories começará a ser exibido em linhas, iguais ás outras redes sociais.

 

Qual o motivo do Google ter feito os web stories?

O principal motivo do Google ter feito os web stories foi para levar informação de uma maneira rápida e resumida para os seus usuários e também melhorar a forma com que os conteúdos possam ser consumidos na internet.

Conforme a plataforma, um conteúdo consumido em tela cheia e apelo visual, permite com que o leitor entenda o que está sendo lido ou visto sem nenhuma interferência visual, é como se você estivesse assistindo um vídeo, filme, futebol em tela cheia.

 

Vale a pena usar o Web Stories do Google?

Com certeza, cada dia que passa esse termo vem se popularizando e muitas empresas estão usando em suas postagens, principalmente sites de notícias como a Globo, Estadão, Folha de São Paulo, etc.

O foco é sempre passar um bom conteúdo, dinâmico e rápido, dessa forma, ao trabalhar o web stories do Google em sua estrutura, você estará seguindo todas as principais recomendações da plataforma.

 

Quanto tempo dura os Web Stories do Google?

Diferente dos seus concorrentes, o Google preferiu não definir um tempo limite para os web stories, como, por exemplo, as outras redes sociais que deixam os conteúdos dos stories disponíveis apenas por 24 horas. Portanto, pelo Google ser uma rede de pesquisa, os stories ficarão disponíveis para sempre sem nenhum tipo de limite para ser deletado ou desaparecido automaticamente.

 

Por que você precisa começar hoje a utilizar o Web Stories?

pessoa conferindo todas vantagens de um story do google

O principal motivo de você iniciar o mais rápido a utilizar o web stories é aproveitar que a maioria dos seus concorrentes ainda não colocaram em prática essa ferramenta, a ideia é sair na frente de todos eles e passar confiança para que assim em diante o Google comece a exibir cada vez mais os seus conteúdos feitos no web stories.

Além disso, muitos usuários passaram a se acostumar a consumir conteúdos através dos stories, então isso é mais uma oportunidade de engajamento para ser aproveitada e conquistar tráfego qualificado para o seu site ou sua estrutura de modo geral.

Outro ponto muito importante é aproveitar que o Google Discover é uma ótima ferramenta que trabalha com inteligência artificial, onde de alguma forma eles conseguem entender o comportamento do seu cliente e mostrar cada vez mais conteúdos que façam sentido com a maneira dele pesquisar.

Ou seja, se você tem um site que fala sobre o time do Flamengo, as chances são enormes do Google mostrar conteúdos do seu site apenas para torcedores e fãs do Flamengo.

 

Preciso ficar atento ao utilizar a estratégia de web stories?

Sim, a primeira coisa que você precisa se atentar é no tempo em que o conteúdo é entregue ao seu visitante. O conteúdo precisa ser curto, mas, ao mesmo tempo ideal para manter o usuário preso em seu web stories e ler ele de maneira completa, ou seja, passar todos os stories até o último.

Utilize de maneira estratégica e siga sempre as recomendações do Google.

 

Eles são exibidos nos resultados de buscas do Google

Por incrível que pareça, dependendo da quantidade de pessoas que você consegue manter em seu web stories, as chances dele aparecer nos resultados de pesquisa aumentam significadamente, isso é claro, se a pesquisa for realizada através do aplicativo do Google no smarthphone.

A intenção objetiva é manter o visitante no seu web stories consumindo de maneira demasiada o seu conteúdo.

 

E os concorrentes, devo me preocupar?

Se preocupe apenas com o seu conteúdo, crie ele de uma maneira que você gostaria de consumir e se satisfazer, por mais que seja competitivo, sem dúvidas uma hora ou outra o Google começará a divulgar de maneira exorbitante.

 

Fazendo um Web Stories conforme as regras e recomendações do Google

Todas as informações abaixo foram retiradas diretamente na página oficial do Google, portanto, siga o passo-a-passo completo para todos os seus futuros web stories.

 

1. Fazer o download do plugin Web Stories, MakeStories ou Newsroom AI

Os três plugins são ótimos, escolha aquele que mais lhe chame atenção. Eu particularmente gosto muito de usar o próprio plugin oficial do Google, que é o Web Stories.

Basta escolher, instalar em seu WordPress e pronto.

 

2. Crie suas próprias imagens de fundo

A minha indicação é que você não busque utilizar imagens que o plugin te indica, afinal, são imagens que estão em diversos outros web stories da internet. Sabemos que o Google prefere algo exclusivo, que seja único, portanto, busque criar suas imagens no Canva e depois exportar para o seu WordPress.

Caso tenha dúvidas de qual tamanho usar, pode utilizar tranquilamente o tamanho recomendado de 640 x 853 px.

 

3. Um esboço do que você vai escrever em cada página

A mesma dica que o Google deu, eu também costumo colocar em prática, criar um esboço do assunto que vou fazer e colocar no stories.

Isso ajuda na organização e também na quantidade de palavras mínimas que terá em cada folha dos web stories, lembre-se, o conteúdo precisa ser rápido, mas, ao mesmo tempo útil para o seu usuário.

Conteúdo útil também deve ser apropriado e aproveitado nos stories.

 

4. Trabalhe bem as imagens e o seu texto

Não escolha qualquer tipo de imagem ou escreva qualquer coisa, busque imagens que façam sentido com o assunto e da forma com que você fala, o importante é que os seus leitores permaneçam o maior tempo possível nos stories.

Outra coisa bem importante e que o próprio Google indica, é que assim como os textos, os seus web stories devem começar com uma introdução resumida do assunto que será abordado, assim, os leitores irão dar continuidade sabendo exatamente quais serão as informações que ele irá absorver até a última folha dos stories.

 

O Google recomenda que o seu logo precisa ter um formato eg., JPG ou PNG, que não tenha nenhum tipo de animação, e o tamanho indicado é 96 x 96 px.

 

Qualidade das imagens

Quando falamos em imagem é um assunto sério, e que em SEO é levado muito em consideração a qualidade, afinal, uma imagem sem qualidade não passa credibilidade para o leitor, nesse caso, em web stories é a mesma coisa.

Busque trabalhar com imagens de alta qualidade, porém, no tamanho adequado e que não seja nem mais e nem menos, o Google recomenda que você utilize 640 x 853 px para imagens em web stories.

 

5. Títulos dos stories

A recomendação máxima e que também é levado a sério em sites, blogs e artigos, é o tamanho do seu título e como ele irá ser exibido aos seus visitantes.

Busque utilizar no máximo 40 caracteres, utilizando essa quantidade o seu visitante consegue ler todo o título sem precisar clicar no seu stories.

Lembre-se, CTR é bom, porém, nada de clickbaits, se você fizer clickbaits em títulos, o seu engajamento e taxa de rejeição irá para as alturas, prejudicando o seu web stories e também o seu domínio.

  • Ninguém gosta de ler um e-mail como “Você sabia que pode ganhar…”
  • Mas sim um e-mail como “Você sabia que pode ganhar dinheiro com Web Stories?”

Entendeu a diferença e porque o Google recomenda apenas 40 caracteres?

 

6. Taxonomia de H1, H2 e H3

Mesmo sendo um Web Stories, é ideal e obrigatório que você respeite todas as taxonomias do Google, que nesse caso, é a organização de hierarquia do seu conteúdo.

Portanto, o seu H1 será único e de preferência o título chave do seu stories.

De resto, pode seguir sem problemas e da forma respeitosa entre o H2, H3, H4 e H5.

 

7. Boas práticas de SEO

Outras recomendações que devem e precisam estar incluídas no seu web stories.

 

Formato de URL

Busque deixar as suas url’s amigáveis, nada de deixar grandes como, por exemplo /como-fazer-um-web-stories-fantastico-para-o-google.

Poderia facilmente ser apenas /web-stories-para-o-google.

 

Descrições

Respeite o limite máximo de 200 caracteres e de forma alguma repita mais de duas vezes a sua palavra-chave, assim como as descrições de sites e blogs, ela funciona praticamente como um super resumo do que será dito nas páginas seguintes.

 

Texto alternativo nas imagens

Também é recomendável que você utilize texto alternativo nos seus web stories, para fazer isso basta clicar na imagem, ir em estilos e lá embaixo na seção de acessibilidade, você irá dizer do que se trata a imagem.

 

Não use GIF

Evite utilizar GIF’s em seu web stories, ao invés de GIF utilize um vídeo no formato mp4 ou simplesmente uma imagem.

Assim como na web, GIF é um problema gigantesco para o SEO.

 

Caso queira aprender mais sobre SEO, recomendo esses artigos abaixo:

 

8. Conteúdo é REI

Como sabemos bem, conteúdo na internet é o que manda, quando ele é de qualidade, melhor ainda.

Portanto, em seus stories busque utilizar uma média de 8 á 16 folhas, pois dessa forma o Google irá entender que realmente o seu conteúdo tem qualidade e que as chances de ajudar outras pessoas são maiores do que um simples stories de 3 folhas.

Sendo assim, se você for começar a criar stories, busque sempre adicionar a maior quantidade de conteúdo, porém, de maneira resumida e de fácil entendimento.

Nada de conteúdo técnico em seus web stories.

Não é atoa que o indicado é apenas 280 caracteres em cada folha dos seus stories.

 

9. Testando o seu stories e verificando se ele é válido

Sim, o Google recomenda que após subir o seu stories você verifique se ele corresponde com todas as recomendações e obrigações que a plataforma solicita.

Principalmente na questão dos metadados e o AMP.

É importante realizar o teste e vê quais são os erros que precisam de correção, o ideal é deixar tudo de acordo com as recomendações do Google.

 

10. Enviando o seu Web Stories para ser indexado no Google

Da mesma forma em que você solicita a indexação dos seus artigos ou alterações realizadas em seu site.

Com os Web Stories é a mesma coisa, é necessário entrar no seu Google Search Console e pedir a indexação dos seus stories, em meus testes, o prazo de indexação foram de 48 horas.

 

Criando um Web Stories do Google passo-a-passo

criando um web story passo-a-passo

Agora que você já sabe como que faz para criar um web stories, vou te ensinar o passo-a-passo completo de como fazer um agora mesmo.

 

Google Web Stories

O plugin que irei utilizar será o Web Stories do Google.

E o primeiro passo é acessar o plugin e clicar em Criar Story

painel do google web stories

 

Adicionando um título

Logo depois eu costumo adicionar um título, e claro, seguindo a recomendação de no máximo 40 caracteres.

caracteres maximo de titulo do google stories

 

Escolhendo uma imagem de fundo

Fui no Canva e criei uma imagem com a resolução 640 x 853 e adicionei no meu background.

imagem de background para os stories do google

 

Colocando o H1 como palavra-chave principal

Respeitando as boas práticas de SEO, eu escolhi um H1 único para o meu web stories.

tag h1 no google web stories

 

Iniciando o conteúdo

Adicionei um paragrafo e comecei a desenvolver o meu conteúdo seguindo as recomendações do Google de no máximo 280 caracteres e utilizando os próximos títulos como H2.

Fui seguindo até a última página.

 

Conteúdo finalizado e validado

Seguindo todas as dicas acima, conclui o web stories, postei e realizei a validação dos meta-dados.

web story valido no google search console

 

Conclusão do nosso web stories feito passo-a-passo e de acordo com as recomendações do Google

Confira abaixo o resultado do nosso story seguindo todas as recomendações do artigo e de acordo com o Google.

 

Considerações Finais sobre os web stories do Google

Espero que nesse artigo eu tenha conseguido te passar todas as boas maneiras de como fazer um web stories do Google de uma forma fácil, rápida e utilizando todas as recomendações da plataforma.

Lembrando que para que os seus stories começem a ter resultado, é ideal que você mantenha uma frequência diária de publicação, facilitando assim uma rápida indexação de conteúdo.

Como você viu, não é nenhum bicho de sete cabeças, é realmente algo fácil e rápido de ser feito.

0 0 votes
Article Rating

Tags: | | |

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x