nome free e um servidor de hospedagem atrás do nome

Ter uma hospedagem de sites grátis é uma alternativa para estudantes de programação, SEO, desenvolvedores e até mesmo para pessoas que não tem ainda um valor suficiente para contratar um plano de hospedagem que mantenha seu site online.

Sendo assim, nesse artigo resolvi selecionar algumas das principais hospedagens gratuitas bastante utilizadas pela grande maioria do público-alvo acima.

No entanto, caso você tenha um negócio e queira hospedar um site, opte sempre por uma hospedagem paga, eu indico a Hostinger, basta acessar esse link e você será redirecionado para o site oficial e irá adquirir uma hospedagem barata e acessível para o seu bolso.

Porém, se você for um estudante e esteja praticando SEO, programação ou desenvolvimento de sites, esse artigo é perfeito para o seu objetivo.

 

Por que precisamos adquirir um serviço de hospedagem de sites?

Ao contratar o serviço de hospedagem de sites em qualquer site de hospedagem da internet, você está dando possibilidades de mais pessoas conhecer o seu serviço, produto ou até mesmo um projeto, seja ele grande ou pequeno.

Afinal, se não fosse a hospedagem, as pessoas só teriam acesso ao seu site se você estivesse conectado, ou seja, seu computador teria que está ligado para que as pessoas visualizassem o seu website.

Por isso que ao contratar um serviço de hospedagem, você está garantido que o seu site fique online e que qualquer pessoa do mundo tenha acesso livremente á ele, seja para conhecer sua empresa, serviço, produto, projeto, etc. O acesso é ilimitado e sempre em nuvem. Dando margem considerada para vender os seus serviços ou aumentar o tráfego de novos visitantes.

 

Vale a pena hospedar o meu site em hospedagem gratuita?

Por mais que atualmente existem hospedagens de sites com valores considerados e com uma boa configuração, muitas pessoas ainda não se sentem atraídas em contratar um serviço de hospedagem, nesse caso, elas iniciam com hospedagens gratuitas, focando naquelas plataformas que aceitam hospedar um site em WordPress, buscando aproveitar todas as ferramentas que o CMS proporciona.

Inclusive, algumas dessas plataformas disponibilizam até meios fáceis do usuário criar um site utilizando ferramentas bem intuitivas e fácil de usar. No entanto, a única limitação é na quantidade de memória e de banda, ou seja, caso o seu site tenha um crescimento considerável, essa hospedagem gratuita não irá suportar a quantidade de usuários.

Assim que chegar nesse patamar, o ideal será adquirir uma plataforma paga.

Porém, se mesmo assim você quer saber quais são as melhores hospedagens de sites grátis, separei uma lista completa com cada uma delas e, porque você pode utilizar sem medo.

 

Não indicados para lojas virtuais ou sites com informações de cadastro

Caso utilize qualquer serviço de hospedagem de site grátis, o indicado é que você não use elas para hospedar sites que costumam coletar dados sensíveis dos seus visitantes ou clientes. Essas hospedagens grátis não são indicado para lojas virtuais, e-commerce, dropshipping ou plataformas de dados e produtos.

Se deseja utilizar para esse intuito, recomendo que invista em um servidor de hospedagem pago, sem dúvidas será um bom investimento com uma boa taxa de retorno e segurança para você e seus clientes.

 

Adquirindo um domínio grátis para conciliar com a sua hospedagem

Antes mesmo de começar com uma hospedagem, o ideal é adquirir um domínio, principalmente com o nome que fale sobre o seu nicho ou até mesmo da sua empresa. Nesse caso, como estamos falando de serviços gratuitos, um dos melhores sites de domínios grátis é o Freenom.

Nele você consegue adquirir um domínio com prazo de validade, porém, nesse prazo você consegue facilmente colocar seus estudos em prática, os testes dentro do seu servidor, etc.

A forma que você irá configurar o domínio para qualquer uma dessas hospedagens grátis é através do DNS. No próprio site você irá pegar esses dados e incluir no serviço de hospedagem, seja ela a Infinity Free, 000webhost ou Awardspace.

 

1. Infinity Free

site oficial do infinity free uma hospedagem de sites grátis

Resolvi colocar ela em primeiro pelo simples fato de ser realmente uma boa hospedagem para você hospedar o seu site ou qualquer outro tipo de projeto, tudo de maneira gratuita e sem muita dificuldade.

De acordo com alguns usuários, mesmo sendo grátis, ela é considerada uma das hospedagens de sites gratuita mais rápida do mercado, uma grande vantagem para você não sair na frente dos seus concorrentes.

O que mantêm esse site no topo, é a sua capacidade de fornecer algumas ferramentas ilimitadas, diferente das outras, ela costuma liberar opções que são bem úteis para aqueles que buscam um pequeno upgrade ou utilizar algo que dê uma certa vantagem e melhoria no projeto em geral.

Vale lembrar que um dos fatores que faz com que usuários deixem de utilizar uma hospedagem gratuita é o excesso de propagandas, nesse caso, a Infinity Free não exibe nenhum tipo de propaganda em seu site, ou seja, nenhum dos seus visitantes irá ficar desconfortável com aquela quantidade gigantesca de banners, etc.

Caso queira utilizar o WordPress, essa hospedagem também irá te entregar uma boa facilidade de integração graças ao Softacolous, com apenas poucos cliques você consegue realizar a integração e aproveitar todas as funcionalidades do WordPress.

 

Vale a pena utilizar o Infinity Free e quais suas vantagens?

Sim, por mais que seja uma hospedagem gratuita, ela entrega uma boa configuração, PHP atualizado, evitando que você corra riscos de algum intruso ou hacker invadir o seu site, pode até mesmo criar alguns subdomínios gratuitos, todos os seus domínios terão um SSL grátis e DNS gratuito.

 

Quais as desvantagens do Infinity Free?

A desvantagem é que assim como qualquer hospedagem gratuita, você terá que buscar maneiras de efetuar um upgrade no momento em que seu site começar a ter grandes proporções e acessos simultâneos.

ir ao infinity free

 

2. 000webhost

site oficial 000webhost mais uma das principais hospedagem de sites grátis do mercado

Outro ótimo site para você hospedar os seus projetos de maneira gratuita. Assim como a Infinity Free, a 000webhost tem uma boa avaliação por parte de usuários que utilizaram a plataforma para hospedar momentaneamente projetos de estudos e até mesmo alguns de forma fixa.

No entanto, ele oferece apenas ferramentas extremamente úteis para qualquer site, sendo assim, é o básico do básico.

  • Você poderá hospedar apenas 1 único site;
  • 300MB de espaço em disco;
  • Largura de banda limitada á 3 GB;
  • Não terá acesso a nenhum e-mail personalizado;
  • E o suporte não é 24 horas.

Por mais que as limitações sejam grandes, vale sim a pena utilizar a plataforma, afinal, ela tem uma vantagem de vim com templates de sites prontos e totalmente editáveis e a possibilidade de também realizar a instalação do WordPress.

ir ao infinity free

 

3. Awardspace

empresa pioneira de hospedagem de sites grátis

Essa sem dúvidas é uma das mais conhecidas do mercado, não apenas por ser gratuita, e sim por toda história que ronda essa empresa. Inclusive eles mesmo falam que toda palavra e opinião devem chegar na maior quantidade de pessoas possíveis, afinal, devemos ser ouvidos, compreendidos e apreciados.

A forma com que eles cuidam desse serviço é tão bom que até criaram uma forma de você hospedar o seu site com apenas alguns cliques e pronto, ele está no ar pronto para ser acesso e usado por qualquer pessoa que entre no seu link.

Abaixo eu até separei alguns dos principais recursos que eles oferecem sem seu serviço gratuito de hospedagem de sites.

  • Hospede até 4 sites;
  • 99,9% de resposta;
  • É sim possível instalar o WordPress no Awardspace;
  • Gerenciador de arquivos que pode ser facilmente manipulado no navegador;
  • Seguindo o exemplo do Infinity Free, o seu site não será abarrotado de anúncios;
  • Você pode até mesmo obter um e-mail personalizado com o seu domínio;
  • Conforme a empresa, mesmo sua conta sendo gratuita, você conseguirá ter acesso ao suporte para tirar todas as suas dúvidas.

 

É vantagem utilizar o Awardspace?

Sim, principalmente se você não tem experiência com hospedagem de sites, ela pode ser um ótimo início para você começar e entender bem como funciona cada uma das ferramentas.

Eles possuem também um construtor de sites chamado Zacky Website Builder, bem elogiado por alguns iniciantes que precisavam urgentemente de um site disponível na internet.

ir ao infinity free

 

Como escolher a opção de hospedagem grátis certa para o meu projeto?

A primeira coisa que você precisa entender antes de adquirir um plano de hospedagem grátis é entender o que necessariamente você precisa, capacidade de armazenamento, ferramentas para a construção do seu site, maneiras de testar o seu site, etc.

Tudo isso deve ser pensado, principalmente se você quer que mais pessoas acessem o seu site, nesse ponto, o principal é analisar se isso vai impactar diretamente no acesso ao usuário.

Ou seja, se você quer uma hospedagem grátis apenas para colocar os seus estudos de programação, desenvolvimento de sites, SEO, etc. Qualquer um dessas plataformas é indicada.

Porém, se você pretende criar um site e busca obter uma grande e boa quantidade de acessos, recomendaria a Awardspace, porque ela irá facilitar toda a transição da sua hospedagem para uma premium, evitando possíveis dores de cabeça.

Poderia facilmente citar diversas outras opções de hospedagem de sites grátis, porém, algumas delas não seriam vantagens, principalmente na questão de configuração, que infelizmente alguns serviços costumam complicar bastante essa etapa.

 

Dicas para otimizar o desempenho de um site hospedado de graça

Assim como você, eu já utilizei alguns desses serviços de hospedagem de sites grátis, e acredite, eu cometi alguns erros que impactaram diretamente no meu resultado. Porém, eu tive sorte e descobrir quais eram os problemas que estavam deixando o desempenho do meu site ruim.

Nesse caso, por ser uma hospedagem grátis, isso piorou ainda mais o desempenho do site.

Queria te dar algumas dicas para que isso não ocorra com você.

  1. Evite criar um site com uma enorme quantidade de páginas;
  2. Jamais em hipotese algumas use imagens pesadas, isso irá consumir memória e atrapalhar a experiência do usuário;
  3. Não envie vídeos para a sua hospedagem, envie para o Youtube e embed no seu site site;
  4. Nessas hospedagens grátis, mesmo algumas te dando a possibilidade de enviar novos sites, evite, quanto mais a memória for utilizada, pior ficarão os seus projetos;
  5. Se for utilizar o WordPress no site, evite a criação de um blog, crie um separado.

Seguindo algumas dessas dicas, te garanto que o seu site ficará acessível e sem nenhuma complicação para os seus usuários.

 

Considerações finais sobre as 3 melhores hospedagem de sites grátis

Não foi muito difícil de escrever esse artigo, afinal, já utilizei boa parte dessas plataformas e tive boas experiências, principalmente nas vezes em que ainda não tinha dinheiro para adquirir uma hospedagem e nem sabia qual melhor hospedagem de site grátis escolher. Ou seja, literalmente comecei todo perdido.

Acredito que nesse artigo eu tenha te passado alguns servidores web gratuitos para você enviar os seus sites em HTML, CSS e Javascript. Dando início aos seus estudos e também na prática continua.

Tags: |