medalhada de primeiro colocado ilustrando a conquista do primeiro lugar nos resultados de buscas orgânicas do Google

Posicionar um site na primeira página do Google é o desejo de muitos desenvolvedores que criam um site e querem entregar um serviço a mais para o seu cliente.

Inclusive, foi o que citei neste artigo onde eu te dei ideias de projetos em HTML e CSS para você ir fazendo enquanto aprende programação ou faz algum curso online de programação.

No entanto, esse artigo ele é exclusivamente para mostrar a você, como posicionar esse seu site na primeira página de resultados do Google e vencer todos os seus concorrentes. Tanto os seus, quanto os concorrentes dos seus clientes.

 

O poder da primeira página de resultados do Google

Sabemos bem que aparecer nos primeiros resultados de buscas do Google é o desejo de muitas pessoas, inclusive, os 3 primeiros resultados é a meta de muito profissional e também de um Analista de SEO, que é o meu caso.

Na grande maioria, todas as minhas estratégias de SEO são focadas em alcançar os três primeiros resultados, pois serão eles que vão gerar conversões diárias aos meus clientes, sendo assim, o foco tem que ser maior e com o intuito de ultrapassar todos os concorrentes diretos e indiretos.

O trabalho não chega a ser fácil, porém, quando você sabe o que deve ser feito as chances de obter essa posição são grandes.

E é exatamente isso que vou contar aqui neste artigo.

 

Sites em HTML e CSS são mais fáceis de posicionar

É verdade. Um site feito apenas em HTML e CSS é mais fácil de posicionar no Google, principalmente por ele ser leve e de ter apenas códigos úteis para a estrutura.

Quando criamos um site através de um construtor, esses construtores têm o costume de inserir uma quantidade maior de código onde muitos deles são inúteis, deixando o site pesado e com códigos desnecessários.

Outro fator é que por ser uma linguagem básica, os motores de buscas tendem a terem uma melhor compreensão do código. Ou seja, quando desenvolvemos um site em HTML e CSS, garantimos que o conteúdo será legível e facilmente indexado pelos motores de buscas.

Mas por si só não garante de imediato um bom posicionamento no Google. Para posicionar o site vamos precisar de uma estratégia que seja eficaz e, ao mesmo tempo, a curto prazo, onde será necessário alguns fatores como:

  • Conteúdo de qualidade e relevante para o usuário;
  • A escolha correta das palavras-chave;
  • Estrutura de URL amigável;
  • Boa experiência do usuário.

Estes serão alguns fatores que irei te explicar nesse artigo e te ajudar no processo de indexação e classificação no Google.

 

1. Escolha correta das palavras-chave

tela da ferramenta semrush após a pesquisa de uma palavra-chave

O primeiro passo para posicionar o seu site no Google e nos principais mecanismos de buscas da internet, é a escolha correta das palavras-chave.

Essa estratégia é fundamental para a otimização de toda a sua estrutura e de todo o seu projeto no longo prazo.

Para quem não sabe, as palavras-chave são termos ou frases que utilizamos para encontrar informações na internet, nesse caso, o objetivo antes de tudo é entender quais são as palavras-chave que o visitante do seu cliente utiliza para buscar por um serviço ou produto.

Quando sabemos quais palavras são, as chances aumentam e o site pode ser facilmente encontrado por essas pessoas.

Sendo assim, segue abaixo algumas dicas para você escolher bem as palavras-chave do seu site em HTML e CSS:

 

Palavras relevantes

Utilize ferramentas como a Semrush e a Ubbsersuggest para encontrar grupos de palavras que são relevantes para o nicho de atuação do seu cliente, nesse caso, além de você analisar quais são as palavras relevantes, essas ferramentas têm o costume de mostrar diversas outras palavras secundários e relacionadas ao assunto. Aumentando assim o seu leque de possibilidades.

 

Considere  a intenção do usuário

Esse ponto é muito importante, quando você está procurando por “cursos de programação” isso mostra que você quer uma lista completa de cursos online que ensinam programação.

Porém, quando você está procurando por “melhores cursos de programação” isso mostra que você quer uma lista apenas dos melhores cursos de programação vendidos no mercado e com depoimentos reais de alunos que falam sobre o treinamento.

É exatamente isso que você deve considerar ao escolher qual palavra-chave será utilizada, principalmente em páginas cuja estratégia será de extrema importância.

 

Escolha palavras-chave extremamente especificas

Quanto mais específica for a palavra-chave, melhor será as chances do seu site em HTML e CSS ser posicionado na primeira página de resultados do Google.

Por exemplo, se você vai desenvolver um site para uma locadora que só vende carros usados, não adianta querer posicionar a sua palavra-chave para “locadora de carros” o ideal aqui é que você busque trabalhar com a palavra-chave “locadora de carros usados em São Paulo“.

Note que ela está muito bem específica e não genérica.

 

Utilize palavras-chave de cauda longa

Quando falamo de palavras-chave de cauda longa é em referência á aquelas palavras que são bastante específicas pelo usuário, ou seja, são palavras onde eles querem encontrar apenas aquilo que está pesquisando, como, por exemplo:

  • curso online de programação com certificado grátis;
  • curso online de programação menos de mil reais;

Essas palavras são consideradas de cauda longa e com uma facilidade maior de posicionamento, porque você tem a intenção de pegar o visitante que está no fundo do funil.

Geralmente essas palavras tem menos concorrência por serem especificas.

 

Analise a sua concorrência

Quando eu desenvolvi o site de eletricista em HTML e CSS, em diversos vídeos da playlist eu mostrei a vocês como foi feito o estudo de concorrência, onde além de entender um pouco melhor do nicho, encontrei diversas oportunidades para posicionar o meu site na frente de todos eles.

O que foi feito com sucesso e conseguimos leads qualificados quase que toda a semana.

Analisar quais palavras-chave os seus concorrentes estão usando, é uma ótima forma  de melhorar ainda mais a sua estratégia.

 

2. Utilize uma boa hospedagem de sites

no canto direito três super computador e no canto esquerdo uma mulher com um notebook na mão configurando o seu servidor de hospedagem

A hospedagem de um site pode afetar diretamente o desempenho do seu site e toda a sua estratégia nos principais mecanismos de buscas da internet, incluindo o principal, o Google.

Segue abaixo algumas razões pela qual uma boa hospedagem de site pode ser crucial para se posicionar na primeira página do Google.

 

Velocidade do site

Um dos fatores mais importantes da internet é a velocidade de um site, se o seu site demora muito para carregar, isso significa que você não está focado em deixar o seu visitante com uma boa experiência, afinal, ninguém tem paciência de esperar um site lento carregar, isso deixa o usuário frustrado e abandonam rapidamente o seu site.

Escolhendo uma boa hospedagem, você vai garantir que o seu site carregue rapidamente e isso além de deixar o visitante feliz, você vai melhorar consideravelmente a sua classificação nos resultados de pesquisa.

 

Segurança

Atualmente, após a velocidade do site, o Google e diversos outros mecanismos de pesquisa, indicam apenas sites que são seguros, evitando qualquer outro site infectado por um malware ou invadido.

Portanto, ao escolher uma boa hospedagem, você vai garantir que o seu site se mantenha seguro e livre de infecção ou qualquer outra penalização do Google.

 

Tempo de inatividade

O tempo de inatividade costuma acontecer muito com as pessoas que preferem utilizar uma hospedagem grátis, afinal, elas não precisam de nenhum investimento inicial, conseguindo assim uma grande quantidade de usuários.

Porém, ao utilizar uma hospedagem free, você está prejudicando toda a sua estrutura.

Esse tipo de hospedagem costumam cair várias vezes ao dia, deixando seu site offline e todos os visitantes sem conseguir acessá-lo. A inatividade afeta diretamente a confiança do seu site com os mecanismos de buscas.

 

Localização do servidor

O Google muito das vezes costumam considerar a localização do servidor, principalmente quando ele decide dar uma relevância geográfica para determinado tipo de site. Que foi exatamente o que aconteceu em nosso projeto do eletricista, onde o Google deu relevância total para visitantes da região ou cidades metropolitanas de Salvador. ]

Sendo assim, ao escolher uma hospedagem, escolha que os servidores sejam aqui no Brasil.

 

3. Trabalhe com todas as suas imagens otimizadas

ícone do SEO a importância da otimização de imagens para mecanismos de buscas

É bem comum acessar um site e ver que a maioria das imagens não foram otimizadas da forma que deveriam ser, parece ser um simples erro, mas acredite, isso atrapalha demais a sua estratégia e pode até mesmo prejudicar pessoas com problemas de visão.

Otimizar as imagens para o SEO é um trabalho fácil de fazer e não tem nenhuma dificuldade, logo abaixo eu te mostro as vantagens de fazer essa otimização.

 

Melhora a velocidade de carregamento do site

O ponto forte aqui é que muitos sites utilizam atualmente imagens de alta proporção e qualidade de imagem, mas muitas delas retardam o tempo de carregamento do seu site, afetando assim negativamente a experiência do usuário e o ranking nos mecanismos de buscas.

Portanto, caso deseje utilizar esse tipo de imagem, busque trabalhar com formatos Webp ou JPG Progressivo, nunca se esqueça também do Lazy Load.

 

Melhora a acessibilidade do site

O texto alternativo(alt das imagens) ele foi incluído na internet com o principal objetivo de ajudar todos os visitantes que sofrem com a deficiência visual, nesse caso, muitos desses visitantes costumam utilizar leitores de tela para acessarem a internet e navegar pelas páginas.

Utilizando o texto alternativo, o seu papel é tentar descrever ao máximo o que se passa na imagem, dessa forma, esse visitante além de entender o texto, consegue entender também todas as imagens anexadas nele.

 

4. Escreva ou contrate redatores para criar conteúdos de qualidade

redator escrevendo um artigo para posicionar um site em html e css na primeira página de resultados do Google

Para crescer um site na internet, é necessário criar conteúdos de qualidade para inserir no seu blog, afinal, a nossa intenção é se posicionar na primeira página do Google e conseguir leads qualificados que desejam contratar os nossos serviços ou comprar um produto.

Saca só as vantagens de criar conteúdos de qualidade para o seu site.

 

Foco na experiência do usuários

Quando você inicia a criação de conteúdo sobre aquele determinado serviço que você realiza, o visitante se sente bem, afinal, ele entende que você está preocupado em fazer com que ele saiba exatamente como é feito esse serviço e quais são os principais benefícios que ele vai conseguir obter após a contratação.

A organização dos conteúdos, uso de imagens e uma fácil leitura, fará com que ele se sinta confiável em contratar a sua empresa para resolver o problema que ela(ele) está enfrentando.

 

Geração maior de tráfego orgânico

Todo e qualquer conteúdo otimizado tem o poder magnifico de trazer pessoas com a intenção de compra. O tráfego orgânico vem dos resultados de pesquisas do Google, cujo você já aprendeu a como escolher as palavras-chave corretas e quais delas você precisa focar.

Quando o conteúdo do site é otimizado para uma palavra-chave relevante, ele será facilmente encontrado para clientes que pesquisaram pelo termo.

Sendo assim, busque desenvolver artigos que vão resolver o problema do cliente.

 

Gera mais leads e conversões

Seguindo toda a estratégia acima, será necessário que você trabalhe bem a chamada para ação, que nada mais é convidar o leitor para acessar outro artigo, te chamar no WhatsApp ou preencher um formulário de contato.

Visitantes que chegam no site através dos resultados de buscas do Google, muito das vezes estão em busca de resolver um problema.

Em resumo, um conteúdo de qualidade tem cinco vantagens para a sua empresa:

  1. Melhora o ranking nos principais mecanismos de buscas da internet;
  2. Melhora a experiência do usuário;
  3. Gera tráfego orgânico para seu site;
  4. Gera leads e conversões orgânicas;
  5. Melhora o desempenho geral do seu site.

Sendo uma parte importante na estratégia de marketing digital e que irá afetar todos os seus resultados no futuro.

 

5. Inclua informações importantes no seu site

usuário acessando um site na internet e clicando em mais informações sobre o profissional ou dono da empresa

Em todos os sites você precisa ter páginas que são extremamente importantes para o Google, nesse caso, essas páginas servem para você informar ao Google que é uma pessoa real e segue todas as diretrizes da plataforma.

E elas são essas abaixo:

 

Política de privacidade

A página de política de privacidade permite informar aos seus visitantes como as informações dos usuários são coletadas, utilizadas e protegidas. Muitos sites têm o costume de coletar informações como o endereço de e-mail, nome e sobrenome, contato e até mesmo dados de pagamentos. Nesse caso, quando sua página tem essa URL, elas ajudam a aumentar a confiança dos usuários e cumprir com regulamentações de proteção de dados.

 

Termos de uso

A termos de uso permite informar aos visitantes as regras e condições que eles devem seguir ao acessar e utilizar seu site. Incluindo algumas informações como direitos autorais, limitações de responsabilidades e o compartilhamento de informações sensíveis.

 

Contato

Essa aqui é obrigatória em todos os sites da internet. A página de contato serve para todos os visitantes e usuários entrarem em contato com você, seja para tirar uma dúvida ou reportar um problema. Todas as informações devem ser facilmente acessíveis, de preferência você pode incluir apenas um formulário com campo de nome, assunto e mensagem.

 

Sobre mim

A página de sobre mim ou informações da empresa geralmente é para passar a todos os usuários e visitantes um pouco mais sobre você, essa página também consegue aumentar a confiança das pessoas e de mostrar que você é uma pessoa real e que está ali para prestar seus serviços com transparência e dignidade.

 

Considerações finais sobre posicionar um site em HTML e CSS na primeira página do Google

Agora que você já sabe como posicionar um site em HTML e CSS na primeira página do Google, está mais que preparado para colocar todas essas dicas em prática. Tenho certeza que daqui a alguns dias o seu site estará no topo de resultados de buscas do Google.

Todas essas dicas acima foram testadas e aprovadas por mim e passadas passo-a-passo no meu canal do Youtube.

Basta seguir elas e colocar em prática.

0 0 votes
Article Rating

Tags: | |

17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
07/02/2024 23:31

zoloft 50 mg for anxiety

zoloft 50 mg for anxiety

trackback
08/02/2024 12:05

prilosec flagyl

prilosec flagyl

trackback
10/02/2024 19:07

does keflex have sulfa

does keflex have sulfa

trackback
12/02/2024 23:51

gabapentin concerns

gabapentin concerns

trackback

escitalopram oxalate tablet 10 mg

escitalopram oxalate tablet 10 mg

trackback

generic viagra online free shipping

generic viagra online free shipping

trackback

cephalexin for c section infection

cephalexin for c section infection

trackback
16/02/2024 08:53

fluoxetine with wellbutrin

fluoxetine with wellbutrin

trackback
18/02/2024 21:02

amoxicillin wisdom teeth

amoxicillin wisdom teeth

trackback

how long does it take for lexapro to leave your system

how long does it take for lexapro to leave your system

trackback

can you use gabapentin and cymbalta together

can you use gabapentin and cymbalta together

trackback

effects of stopping duloxetine

effects of stopping duloxetine

trackback
25/02/2024 18:32

Site em HTML e CSS na primeira página do Google: veja como

-дно-лазурного-берега

trackback
28/02/2024 11:47

ciprofloxacin buy online

ciprofloxacin buy online

trackback

can i drink alcohol with cephalexin

can i drink alcohol with cephalexin

trackback

bactrim for bacterial vaginosis

bactrim for bacterial vaginosis

trackback

does bactrim treat strep throat

does bactrim treat strep throat