Esses únicos 6 passos fará você melhorar o posicionamento do site no Google. Portanto, coloque em prática quanto antes, afinal, se você realmente quer aparecer nos primeiros resultados de busca do Google, é muito importante sair na frente de todos os seus concorrentes.
No entanto, se esse artigo não conseguir te passar todas as informações necessárias, recomendo a leitura desses abaixo:
Com certeza irão te auxiliar a entender de fato o porquê de fazer todos esses processos abaixo.
Guia de conteúdo
- Melhorar Posicionamento do Site no Google: Quais os principais motivos?
- 1. Escolha Uma Plataforma Amigável
- 2. Melhorar A Velocidade do Seu Site
- 3. Foque Visando a E.A.T Do Google
- 4. Criar Conteúdos Estratégicos e de Preferência Evergreen
- 5. Trabalhe Bem Os Seus Backlinks
- 6. Utilize Sites de Monitoramento
- Como Saber O Posicionamento do Site No Google?
- Conclusão e Considerações Finais de Como Melhorar O Posicionamento Do Site No Google
Melhorar Posicionamento do Site no Google: Quais os principais motivos?
O Google hoje é uma das maiores e principais fontes de pesquisas da internet, afinal, ela concentra a maior quantidade de informações que uma plataforma pode transmitir. São mais de 8 BILHÕES de pesquisas POR DIA, são tantas pesquisas que o próprio algoritmo do Google consegue te entregar dados antes mesmo de você realizar uma busca.
Sendo assim, ter o seu site posicionado na primeira página é uma das principais e melhores formas de ganhar dinheiro, conquistar clientes e aumentar a autoridade do seu negócio.
Seja você um empreendedor autônomo ou um grande empresário.
Outro fator muito importante é que quando seu site aparece nos primeiros resultados de buscas do Google, a mesma coisa acontece com todos os outros mecanismos de buscas.
- Bing;
- Yahoo;
- DuckDuckGo;
- Etc.
Ser bem-visto para o Google é o mesmo fator de ranqueamento para todos os outros mecanismos acima.
É muito difícil de saber o que define o posicionamento do site no Google, são mais de 150 fatores de ranqueamento fechado a sete chaves, onde ninguém sabe e provavelmente nem mesmo alguns funcionários da área.
Mas sabemos que o bom conteúdo pensado no usuário é a chave do sucesso. Portanto, foque nesse artigo e coloque em prática.
Qual o preço que se paga para manter meu site na primeira página do Google?
As estratégias que vou te falar abaixo são estratégias sem custo, ou seja, não vai precisar investir nenhum valor. Apenas o seu tempo livre.
Porém, existem outras formas de fazer com que seu site seja exibido nas 4 primeiras posições do Google, recomendo a leitura do artigo abaixo:
Essa é a vantagem do posicionamento orgânico, basta fazer o básico bem feito e o seu site será bem posicionado sem a necessidade de investir 1,00 R$ em anúncios.
Estratégias de SEO que podem ser trabalhadas no seu site
Todos que tem um site precisam necessariamente trabalhar as principais estratégias de SEO dentro da estratura e de todas as outras páginas que serão inseridas nele.
Para garantir que ele esteja de acordo com o Google e que aumente as chances de aparecer no topo nos próximos dias, meses e anos.
Segue abaixo algumas das pequenas otimizações de SEO que você ou um profissional capacitado deve realizar em seu site.
- Links externos: Citar links externos para sites relevantes é uma boa indicação de que você indica apenas conteúdos de qualidade para o leitor.
- Links internos: Uma boa estratégia que busca interligar assuntos que podem ser abordado em outro artigo com relação ao conteúdo citado.
- Backlinks de qualidade: Se o seu site está sendo citado por outros, isso é sinal de que você está fazendo um bom trabalho, sendo assim, o Google vê com bons olhos.
- Mídias Sociais: Passe autoridade para o seu público citando outros meios de contatos reais e com mais intimidade para eles.
- Title do Site: Trabalhe os títulos do seu site de acordo com o público-alvo e qual a localização que você quer abordar.
- Meta Description: É uma pequena informação que irá aparecer abaixo do seu título quando alguém realizar uma busca, busque ser objetivo.
Parece ser algo besta, mas é extremamente importante.
1. Escolha Uma Plataforma Amigável
É bem comum as pessoas escolherem qualquer tipo de plataforma que hóspede o seu site, porém, isso é uma das piores decisões que você pode tomar para o rumo do seu site. Afinal, a maioria dos construtores de sites tem uma dificuldade acima da média em se manterem bem padronizadas para o Google.
Principalmente por conter códigos sujos e desnecessários, atrapalhando assim a experiência do usuário.
O que eu mais vejo são sites feitos no Wix que contém todas essas características acima.
Sendo assim, a minha recomendação e o primeiro passo que você deve fazer é começar um site através do WordPress e utilizando o Elementor PRO.
Te garanto que o resultado será superior a qualquer outra plataforma de sites da internet.
Fazer um site pelo Elementor PRO
O Elementor PRO é um ótimo criador de sites, mesmo você sendo um completo iniciante consegue desenvolver facilmente uma página de vendas, apresentação e até mesmo um portfólio para exibir todos os seus serviços. Dessa forma, tem chances de obter bons resultados através de estratégias de marketing digital.
Ter um site te ajuda de várias formas e de maneiras diferentes, tanto é que já fiz um artigo citando as principais vantagens de ter um site na internet.
Plugins disponíveis no WordPress
Outra vantagem de usar o WordPress é a possibilidade de usar plugins que irão melhorar o seu site de várias formas.
- Yoast SEO: Para te ajudar na criação do conteúdos e outras opções a mais.
- Rank Match: Outra ótima alternativa para melhorar o SEO do seu site.
- LiteSpeed Cache: Um bom plugin de cache para o seu site.
- Wordfence: Um dos melhores plugins de segurança do WordPress.
- Smush: Ótimo para melhorar a qualidade e diminuir o tamanho das suas imagens.
* Nunca use mais de um plugin de SEO no seu site;
* Evite instalar muitos plugin no seu site.
Cursos para aprender Elementor PRO
Caso queira criar o seu site de acordo com as suas preferências e sem a necessidade de contratar um profissional, recomendo que adquira um curso para aprender de maneira simples e objetiva.
Cada um custa apenas 97,00 R$ e tenho certeza que irá te ajudar e agregar valor em seu negócio.
Plataforma Para Loja Virtual
Para lojas virtuais recomendo a Loja Integrada e o Nuvemshop, para mim são as melhores e muito bem vistas pelos robôs de rastreamento do Google.
2. Melhorar A Velocidade do Seu Site
Sim, talvez essa seja uma das mais complicadas formas de ser resolvida, por precisar mexer em configurações sensíveis e importantes em diversas plataformas de CMS ou E-Commerce.
Algumas até se torna mais complicada, porque não vai dar para alterar o servidor, mexer em algumas configurações, etc.
Porém, existe hoje no Youtube vários vídeos que te ensinam o passo-a-passo para manter seu site bem otimizado e rápido.
Inclusive, aqui no Blog e no meu canal no Youtube tem vídeos onde foco nisso e te mostro como fazer para deixar seu site mais rápido e acessível para o Google.
Qual a importância em deixar meu site rápido?
Provavelmente você já deve ter passado por situações que deixou de acessar um site por ele ser muito lento e demorar de responder.
Sim, esse é um dos principais fatores de ranqueamento do Google porque ele quer sempre entregar a melhor experiência para o usuário.
Contudo, se você percebeu que seu site é lento, recomendo que adquira um servidor melhor e mais rápido.
Sempre recomendo a Hostinger, onde você pode acessar o site oficial e adquirir com desconto.
Vantagens em utilizar o WordPress + Elementor PRO
A princípio, a otimização se torna ainda mais fácil se você utilizar essas duas opções em conjunto.
Basta realizar o download de algum plugin e configurar eles da melhor forma possível.
Assim será possível realizar todas as otimizações que além de ser obrigatórias, elas são essenciais.
Site Responsivo e com Certificado SSL
Outra dica importante é não deixar o seu site mal organizado na versão mobile. Grande parte do seu tráfego será por celulares.
Google sempre irá priorizar versão mobile.
3. Foque Visando a E.A.T Do Google
E.A.T do Google significa em português Especialização, Autoridade e Confiança. Que nada mais é um peso enorme no ranqueamento de sites que tratam de assuntos criteriosos, que envolvam de fato situações que podem destruir a vida de uma pessoa que esteja lendo e faça o que foi lido.
- Saúde
- Direito
- Finanças
- Investimentos
- Etc.
Estes são sites de maior dificuldade de ranqueamento no Google por se tratar de assuntos sensíveis para quem busca.
O EAT foi criado para evitar o posicionamento de sites que contém conteúdos negativos, duvidosos e de pouca qualidade. Buscando afastar de uma vez por todas que esses artigos apareçam na primeira página de busca do Google.
Não é atoa que essa atualização houve um impacto gigantesco em sites que faziam exatamente todos esses processos acima. Eles foram praticamente expulsos da plataforma.
Para entender mais sobre o Google Eat, recomendo esse artigo fantástico feito pela equipe da Conversion.
Lendo esse artigo você se sairá bem a partir dessa próxima dica abaixo.
4. Criar Conteúdos Estratégicos e de Preferência Evergreen
Com certeza, se essa etapa for bem feita os resultados serão mais rápidos do que você imagina, principalmente se você focar em seus concorrentes locais.
Outro enorme fator de ranqueamento do Google é o fator de atualização, onde o robô do Google todos os dias irá detectar uma nova alteração do seu site, incluindo até mesmo o domínio.
Conteúdo em si, tem uma enorme vantagem de divulgação, pois você está resolvendo alguma dor de um cliente que passa por dificuldades e resolve buscar uma solução no Google.
Tanto é que grandes empresas costumam trabalhar com a criação de conteúdo, poderia citar várias, mas resolvi citar algumas das maiores de cada setor.
- Magazine Luiza;
- Lojas Renner;
- Jovem Nerd;
- Etc.
Se até essas empresas multimilionárias tem um blog, por que você não pode ter?
Crie conteúdos tirando as dúvidas e mostrando soluções
O tipo de conteúdo terá que ser aqueles onde você mais vê dificuldade dos seus clientes, seja de curiosidade ou formas de como evitar um problema sério.
Vamos imaginar que a sua empresa é de ar condicionado, além de trabalhar com instalação, você trabalha com manutenção, higienização, etc.
Tópicos bem comuns e de bastante curiosidade por parte dos clientes é de saber:
- Como limpar o meu ar condicionado?
- Qual a forma ideal de limpar um aparelho de ar condicionado?
- Quais os cuidados que eu devo ter com o meu ar condicionado?
- Quanto custa a instalação de um aparelho de ar condicionado?
Percebeu o tanto de dúvidas que essas pessoas tem?
Assim funciona para qualquer outro tipo de negócio. Você é o único que sabe as dores e dificuldades dos seus clientes.
O ideal é publicar em média 1 artigo por semana, se quiser melhorar ainda mais, publique 2 por semana.
Foque em conteúdos Evergreen
Conteúdos evergreen são artigos que costumam permanecer válidos por vários meses e até mesmo anos. Afinal, eles seguem sempre o mesmo padrão de dúvidas e soluções. A vantagem é que além de se manter ativo, basta realizar pequenas atualizações mensais e ele irá continuar bem posicionado no Google, atraindo novos clientes e visitantes.
Não se esqueça de ter sempre um conteúdo relevante.
Alguns exemplos de artigos evergreen:
- Como trocar o pneu do carro?
- Como formatar um computador?
- Como criar uma conta no Facebook?
- Quais os principais passos para que meu site cresça?
Ou seja, são perguntas com respostas padrões e podem ser melhoradas conforme o seu entendimento.
Também é ótimo para dar uma boa sequência de produção de conteúdo de valor e que vai agregar cada vez mais os seus visitantes. Trabalhando links internos dos seus conteúdos e links externos citando grandes referências do seu nicho de atuação.
Por conta disso que criar conteúdo é o que te diferencia dos concorrentes, estratégia bastante utilizada por agências de SEO com foco em buscas orgânicas.
Como fazer o artigo do site se posicionar no Google?
Um dos principais fatores de ranqueamento de um artigo no Google é de você criar um artigo que supere todos os seus concorrentes, ou seja, um artigo bom e que complemente logo de cara a dúvida e a solução que o visitante busca ao realizar a pesquisa.
Com toda a certeza, se você analisar bem os artigos dos seus concorrentes, dificilmente algum deles deve ter de forma exemplificada todos os melhores processos para resolver tal problema.
Sendo assim, se você buscar por mais informações sobre o assunto e se aprofundar nela, eu te garanto que o seu artigo será bem posicionado, afinal, ele tem mais informações úteis e é recente. Dessa maneira o Google entende que por ser recente e ter mais informações, será útil para o usuário ler.
Por fim, antes mesmo de criar algo, analise bem todos os seus concorrentes e separe os tópicos que na sua visão podem ser melhorados com informações atualizadas e profundas. Principalmente a escolha correta das palavras-chave, foque sempre em palavras-chave de cauda longa que são mais fáceis de ranquear no Google.
5. Trabalhe Bem Os Seus Backlinks
Backlinks é algo extremamente importante para o Google. É graças á ele que o Google pode melhorar o seu ranqueamento, afinal, se outros sites estão te indicando é porque você tem algo de bom para quem busca pelos seus serviços, artigos e conteúdos de maneira geral.
Quanto mais sites te lincarem, mais confiança o Google terá.
Porém, tome muito cuidado com essa estratégia, da mesma forma que ela ajuda, ela pode te prejudicar demais.
Caso queira com que outro site te indique, é muito importante que ele seja do mesmo segmento, dessa forma o Google entende que faz total sentido e que ele é de confiança.
Evite pedir para uma farmácia linkar o seu site que fala sobre ar condicionado, isso não faz nenhum sentido. Assim sendo, o trabalho bem feito de backlinks fará o serviço de mostrar ao Google que seu site tem valor, autoridade e muito valor de entrega aos visitantes.
6. Utilize Sites de Monitoramento
É muito importante que você saiba analisar todos os números exibidos no Google Analytics, inclusive aqui no blog eu já falei sobre as principais métricas e quais delas você deve analisar bem. Não só um artigo mas também um vídeo no Youtube.
Todas essas informações farão com que você entenda bem os erros e também acertos. Além disso, verá os avisos de otimização que o Google irá solicitar para que seu site fique de acordo com as diretrizes da plataforma.
Para isso, outro passo importante é realizar o cadastro do seu site no Google Search Console, no vídeo abaixo eu te mostro o passo-a-passo completo.
Sem dúvidas essas são as duas principais ferramentas que você deve utilizar para melhorar o posicionamento do site no Google.
Vasculhando o que os seus concorrentes fazem
Outra boa forma de utilizar ferramentas de monitoramento é que com elas você pode visualizar as estratégias dos seus concorrentes e buscar por assuntos que podem ser melhorados. Mas para isso é necessário adquirir ferramentas pagas, só com elas essa estratégia se torna válida, afinal, os resultados são precisos e completos.
Existe outras plataformas com valores acessíveis, mas o recomendado é que você use qualquer uma dessas três acima caso queira melhorar o posicionamento do seu site, buscar sempre as primeiras posições e está alinhado com os mecanismos de buscas.
Como Saber O Posicionamento do Site No Google?
Acesse o menu principal do Google Search Console e em seguida clique em Desempenho. Lá você vai descobrir quais são as palavras-chave que seu site está posicionado e em quais posições o seu site aparece no Google. Além também de diversas outras informações importantes e que devem ser analisadas cuidadosamente, seja por você ou pela equipe responsável de SEO.
Por fim, colocando todas essas dicas em prática e o mais rápido possível você irá conseguir concluir o seu objetivo que é de melhorar o posicionamento do site no Google, trazer mais visitantes que irão se tornar novos clientes e aumentar a sua autoridade no assunto dentro da cidade e região metropolitana.
Conclusão e Considerações Finais de Como Melhorar O Posicionamento Do Site No Google
Busquei postar nesse artigo apenas algumas das principais estratégias de ranqueamento e posicionamento no Google. A plataforma utiliza vários fatores que ninguém sabe ao certo quais são, mas sabemos que um bom conteúdo feito e focado exclusivamente no usuário são bem vistos pela ferramenta.
Portanto, coloque tudo em prática mas sem exagerar, busque escrever para um humano e não para os robôs do Google.